PNLD LITERÁRIO 2018

livros bem brasileiros para o nosso pequeno leitor

- clique na capa para folhear os livros -

Cara professora, caro professor
É um privilégio participar do PNLD Literário 2018 oferecendo para sua escolha livros cuidadosamente elaborados por autores e ilustradores brasileiros pensando no bebê, na criança pequena e nos jovens leitores iniciantes.
 
A formação do leitor na primeira infância é acima de tudo uma situação de afeto e de troca entre o pequeno leitor e o adulto que o acompanha. Os olhares se encontram, as risadas são compartilhadas, as informações construídas coletivamente.
 
Por isso trago  aqui para sua escolha livros que promovem o diálogo e que podem ser relacionados ao dia a dia do bebê e da criança pequena, tanto na creche ou na escola como em casa, junto aos familiares. Para os maiorizinhos, histórias, poesias e receitas que evocam temas de suas vivências, valorizando o convívio entre eles na escola e a interação com os adultos em casa também.
 
A leitura é acima de tudo uma experiência de construção de sentidos: para nós mesmos em primeiro lugar, não importa o quão jovens ainda somos; posteriormente, para o mundo. Através dos livros podemos descobrir um pouquinho mais sobre nós e sobre os outros, conhecer a natureza e a sociedade à nossa volta.
Faço livros que ajudam a formar leitores que constroem uma certa consciência  do significado da leitura em suas vidas sabendo que a sua relação com o livro não é única, está sempre se transformando. Conforme prosseguimos lendo,  a  leitura ganha enquanto entretenimento, torna-se um ato individual e muitas vezes também traz questionamentos e, por que não, respostas às nossas questões mais íntimas. Ler pode ser algo que nos provoca mas também algo que nos conforta e inspira, o livro é um amigo!
E, principalmente, publico na Bamboozinho apenas livros de autores e ilustradores nacionais. Afinal, é preciso valorizar o trabalho autoral produzido aqui no nosso país. Nossos autores são professores, pesquisadores, educadores, pais, mães, artistas e também profissionais da escrita e da ilustração. E este é o Brasil que tenho a oferecer a vocês em nossos livros. Este é o Brasil que a gente quer ler!
Boa escolha! Com carinho, Aloma Carvalho
SG AMARANTE BICHINHOS CAPA.jpg

BICHINHOS # CÓDIGO PNLD 0835L18606 / categoria 1

CRECHE - para os  bebês entre 0 e 1 ano e 6 meses

Neste livro, a leitura se inicia com um fato concreto: há um barulhinho e parece que é um bichinho. O desafio para o “bebê leitor” é descobrir qual é o bichinho.

 Na página à esquerda, aparece o nome do animal. Mas como ele é?

 Na página à direita, uma ilustração bem colorida mostra como é esse animal.

 O som que o bichinho faz também está registrado no aplicativo especialmente desenvolvido para esta coleção. Com o celular ou o tablet, é possível ouvir esse som.

 O livro de imagens Bichinhos traz para o “bebê leitor” muita leitura e diversão de um jeitinho especial, todo brasileiro. Um prazer para toda a família.

 

autora Lô Carvalho (texto e ilustração)

temáticas principais Descoberta de si / Descoberta da natureza

temáticas adicionais Natureza / Animais / vocabulário / Procedimentos de leitura

gênero Literatura infantil / livro de imagens com legenda

características 19 x 19 cm | 48 páginas | texto em letra bastão

 

DESTAQUES: ÚNICO LIVRO APROVADO NA CATEGORIA 1 - PARA OS BEBÊS!

ACOMPANHA APLICATIVO COM O SOM DOS ANIMAIS  E  MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA NA SALA DE SALA DE AULA E EM CASA

SG AMARANTE TEM BICHO QUE GOSTA CAPA.jpg
TEM BICHO QUE GOSTA # CÓDIGO PNLD 0846L18602 / categoria 2

CRECHE - para  a criança pequena de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

 

O pinguim gosta de andar em bando; a hiena, de dar risada. E você, gosta de quê? Este livro mostra à criança pequena um pouco do jeito e das manias de uma porção de bichos. Tem papagaio, hiena, foca, macaco, zebra e muito mais. Todos eles ilustrados de forma alegre e colorida, estimulando a criança a pensar sobre si e se conhecer um pouco melhor a partir dessa bicharada para lá de animada!

​Leitores de todas as idades terão prazer em explorar este livro grandão: as informações sutis, a riqueza das ilustrações e a poética do texto.

 Mas as crianças pequenas são os nossos principais interlocutores. O formato do livro, a tipologia, as cores e até mesmo a estrutura do texto foram especialmente desenvolvidos para esse público.

 Assim, nossos pequenos leitores poderão aprender desde cedo que a leitura é uma fonte de entretenimento e que aprender a ler é uma grande aventura.

 

autores  Toni & Laíse (texto e ilustração)

temáticas principais Descoberta de si / Descoberta do mundo natural

temáticas adicionais Convívio social / percepção de si / linguagem / os animais e seus hábitos / vocabulário relacionado aos animais / procedimentos de leitura /análise do sistema de escrita
gênero Literatura infantil / conto (narrativa infantil curta – texto em prosa)
características 30 x 30 cm | 32 páginas | texto em letra bastão

DESTAQUE: UM LIVRO BEM GRANDÃO PARA A CRIANÇA PEQUENA!

ACOMPANHA MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA

QualEOMonstro PNLD 2018.jpg
QUAL É O MONSTRO  # CÓDIGO PNLD 0624L18602 / categoria 3

EDUCAÇÃO INFANTIL - para as crianças entre 4 anos e 5 anos e 11 meses

Lorota, bugiganga, patavina... Palavras do arco da velha que a criança de hoje nem sabe que existem...

De forma bem divertida, este livro  explora uma galeria “monstruosa” de  personagens engraçados elaborados a partir de um vocabulário bem curioso, usado no tempo dos nossos pais e avós. Palavras esquecidas? Não! Palavras que devem ser lembradas para que a criança aprenda e comece a usá-las. Uma ideia bem batuta, não é mesmo?

A ampliação do vocabulário é uma das decorrências naturais da leitura. Por isso, "Qual é o monstro?" traz palavras novas e diferentes que ajudarão a criança a se expressar mais e melhor. Afinal, quem não se comunica, se estrumbica – não é mesmo?


autoras Lô Carvalho & Suria Scapin            ilustradora Aline Casassa

temáticas principais Descoberta de si / Descoberta do mundo social / Família / Diversão

temáticas adicionais Convívio social / Linguagem / Ampliação do vocabulário  / Procedimentos de leitura / Análise do sistema de escrita (alfabetização)
gênero Literatura infantil / Texto da tradição popular (adivinha) / Narrativa infantil curta (em prosa) / Verbete de dicionário
características 25 x 25 cm | 32 páginas | texto em letra bastão

DESTAQUES: LIVRO COM APLICATIVO GRATUITO COM A EXPLICAÇÃO DAS PALAVRAS

ACOMPANHA MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA

1238L18602_Vicentesemdente CAPA.jpg
VICENTE SEM DENTE  # CÓDIGO PNLD 1238L18602 / categoria 3

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - para alunos do 1o ao 3o anos 

Um livro diferente que conta a história do Vicente no dia em que ele perdeu seu primeiro dente. Ele teve que ir ao dentista e foi bem valente. Conheceu a Dr. Flávia Prudente que foi uma verdadeira fada do dente e ensinou ao Vicente que no lugar nasceria um dente permanente. Vicente ficou contente: passaria o dia comendo só sorvete, nada quente. Essa é a história do Vicente e de muita gente que um dia já perdeu um dente. Grátis APP com dois games com palavras divertidamente selecionadas por terminarem em ENTE e tornarem nosso leitor ainda mais inteligente!


autor Pedro Kastelic        ilustrador Lucas Gini
temáticas principais Descoberta de si / Descoberta do mundo social / Família / Diversão

temáticas adicionais Convívio social / Linguagem / Ampliação do vocabulário  / Procedimentos de leitura / Análise do sistema de escrita (alfabetização)
gênero Literatura infantil / Ficção / Narrativa infantil curta (em prosa) / Verbete de dicionário
características 20,5 x 27 cm | 24 páginas | texto em letra bastão

DESTAQUES: O TEXTO TODO RIMADO AJUDA NA CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E É UM ESTÍMULO À REFLEXÃO SOBRE A ESCRITA DAS PALAVRAS. ALÉM DISSO OFERECE UM APLICATIVO GRATUITO COM JOGOS ENVOLVENDO AS PALAVRAS DA HISTÓRIA

ACOMPANHA MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA

um doce de princesa capa pnld 2018.jpg
UM DOCE DE PRINCESA  # CÓDIGO PNLD 1214L18601 / categoria 4

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - para alunos do 1o ao 3o anos 

O que Maria Antonieta da França, Isabel do Brasil, Vitória da Inglaterra e até mesmo a jovem Aiko do Japão atual têm em comum? Todas elas são princesas, é claro! Princesas que existiram de verdade e que, além disso, adoravam um docinho... Uma gostava de baba de moça, outra foi a primeira a provar chocolate. Uma amava sorvete, a outra preferia brownie de batata-doce. Afinal, toda princesa tem o seu doce preferido!

Poesia, história e informação convidam o jovem leitor para descobrir o prazer de cozinhar de uma forma divertida e pra lá de saborosa!

 

autor  Sandro Marques             ilustradora  Vanessa Alexandre
temáticas principais Descoberta de si / Descoberta do mundo social / Família / Diversão

temáticas adicionais Convívio social / Linguagem / Ampliação do vocabulário  / Procedimentos de leitura / Análise de diferentes tipos de texto
gênero Literatura infantojuvenil / Poesia / Receita culinária / Texto informativo
características 20,5 x 27 cm | 48 páginas 

DESTAQUES: AS PRINCESAS EXISTIRAM DE VERDADE E AS RECEITAS SÃO DE ÉPOCA!

SÃO TRÊS TIPOS DE TEXTO EM UM  ÚNICO LIVRO: POESIA,  INSTRUCIONAL E INFORMATIVO

ACOMPANHA MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA

menino que perdia capa pnld 2018.jpg
O MENINO QUE PERDIA AS PALAVRAS # CÓDIGO PNLD 0082L18602 / categoria 5

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - para alunos do 4o e 5o anos 

Você já percebeu como as palavras são importantes pra gente? São elas que nos ajudam a compreender e a comunicar tudo o que percebemos, pensamos e sentimos. Este livro conta a história do Cazé, um menino que adora falar! Ele é como a maioria das crianças, um tagarela. Acontece que, às vezes, Cazé acha difícil encontrar a palavra certa para falar. Parece até que ele perde as palavras... Um dia, Cazé se cansou de procurar pelas palavras que perdia e criou uma maneira muito especial de guardá-las. Quer saber como? Embarque nessa história com a gente! Este livro é acompanhado por um aplicativo com dois games criados a partir das palavras especiais de Cazé.


autor  Lau Furquim           ilustrador  Flavio Capi
temáticas principais Descoberta de si / Descoberta do mundo social / Família / Diversão

temáticas adicionais Convívio social / Linguagem / Imaginação / Ampliação do vocabulário  / Procedimentos de leitura / Análise do sistema de escrita  com foco na ortografia
gênero Literatura infantojuvenil / Conto / Narrativa em prosa / Ficção / Aventura / Diversão
características 20,5 x 27 cm | 40 páginas 

DESTAQUES: LIVRO COM APLICATIVO GRATUITO COM DOIS JOGO QUE ENVOLVEM O

VOCABULÁRIO DA OBRA E ESTIMULAM A LEITURA DO ALUNO

ACOMPANHA MANUAL DO PROFESSOR COM ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E DE ESCRITA

SIGA A BAMBOOZINHO
E VEJA COMO É BOM
TER LIVROS POR PERTO!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
BAIXE AQUI O CATÁLOGO 2019
DOWNLOAD HERE FOREIGN RIGHTS 2019
Orgulhosamente criado por aloma © 2019
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
CONTATO@BAMBOOZINHO.COM.BR