OUTUBRO: MÊS DA LEITURA EM FAMÍLIA

A editora Bamboozinho entende a importância da família para a construção de leitores críticos e que verdadeiramente amem a literatura e o objeto livro. Nós, que trabalhamos aqui na editora com o maior empenho para que você receba livros bonitos e com conteúdos interessantes na sua casa, também passamos pelo processo de formação de leitores em nossas casas. Somos mães, tias, amigas... Formamos uma equipe de mulheres que se empenha para proporcionar a você bons momentos de leitura com os pequenos que você ama. Entendemos a importância do nosso papel e sonhamos em construir uma comunidade de leitores, todos juntos, nós e a sua família. Adultos e crianças, de 0 a 120 anos.

Recentemente, escrevemos um artigo para a nossa newsletter que trata da rotina da leitura e o papel dos pais como leitores em voz alta. Você já percebeu como as crianças prestam atenção em sua entonação de voz? Como sabem quando você está brincando, brigando, contando uma piada ou falando de um assunto sério? Pois é. A voz dos pais serve como um direcionador, que ensina, repreende e elogia, as crianças se sentem seguras ao ouvir os pais. Da mesma forma, quando a família reserva um horário para ter um momento de leitura, o ato de ler em voz alta faz com que a criança perceba o prazer desse momento, preste atenção nas diferenças entre os personagens, entenda a narrativa. Tudo bem se rolar uma conversa no meio da leitura: a criança pode fazer uma inferência a uma situação que ela passou em algum momento e relacionar com a história, pode comentar que um personagem se parece com alguém que ela conhece.

 

Na verdade, essas intervenções no meio da leitura são muito boas, significa que a criança está interpretando e assimilando a história. Tudo bem também se ela quiser voltar algumas páginas do livro para rever uma ilustração que gostou particularmente. Afinal, cada um tem um jeito de se apropriar do livro e as crianças possuem um jeitinho que é só delas. Aproveite, leia com as crianças, solte a voz e divirta-se! Você com certeza guardará boas recordações desses momentos prazerosos em família.

O conteúdo do livro, às vezes, extrapola a narrativa e desperta uma vontade especial de repetir as ações dos personagens.  Você já leu algum livro com as crianças que fala de algum alimento e deu aquela vontade de cozinhar? Quem sabe fazer Um doce de princesa, se divertir como a Família Cuca se diverte na cozinha ou descobrir O que comem os astronautas?  Tem livros que nos remetem a lugares diferentes, dá uma vontade de viajar, de buscar a natureza, de brincar com figuras que estão no nosso imaginário... A literatura causa essas sensações e estímulos! Do mesmo modo, ela também pode ajudar a conversar com os pequenos sobre temas que podem ser considerados difíceis ou delicados e a fazê-los entender melhor o que estão sentindo. Quem nunca teve medo de encontrar Um monstro no quarto? De perder o primeiro dente de leite, como o Vicente? Quando a literatura trata de assuntos que a criança pode ter curiosidade ou medo, ela também se torna uma ferramenta de comunicação e informação, claro que com uma linguagem lúdica e acessível de acordo com a faixa etária e de desenvolvimento do pequeno leitor.

Em todas as situações, os livros infantis são amigos da família e trazem um mundo de coisas novas para nos instruir, incentivar e, acima de tudo, divertir e encantar. Eles servem até mesmo para ensinar os pequenos leitores (e os grandes também) a questionar, mesmo quando os próprios livros não tenham respostas. Afinal, tudo bem não sabermos de tudo, tudo bem até sabermos de bem pouca coisa, o importante é não parar de se interessar e buscar sempre mais. E é muito mais gostoso quando buscamos essa informação em um bom livro compartilhado com as pessoas que amamos.

Seguimos aqui na editora buscando títulos, ilustrações e pensando em projetos gráficos que se transformem em livros divertidos, instrutivos e estimulantes para você e toda a sua família. Esse é o nosso objetivo e alegria, pois se tem uma coisa que descobrimos nos livros, é como nós definitivamente amamos... Os livros! E por isso convidamos você e a sua família a elegerem outubro como o mês da leitura em família, um  mês que todos nós reservamos momentos preciosos para simplesmente ler com as crianças. E falar sobre livros.E assistir a filmes baseados em livros. E a cozinhar, desenhar, escrever ou, mais simples ainda, conversar sobre livros. Não é demais? Vem com a gente! Faça de outubro o mês da leitura na sua família!

SIGA A BAMBOOZINHO
E VEJA COMO É BOM
TER LIVROS POR PERTO!
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
BAIXE AQUI O CATÁLOGO 2019
DOWNLOAD HERE FOREIGN RIGHTS 2019
Orgulhosamente criado por aloma © 2019
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
CONTATO@BAMBOOZINHO.COM.BR